segunda-feira, 7 de junho de 2010

ENTREVISTA DR. VITOR DE MATTOS ALVES, Secretário Geral da OAB Barra da Tijuca

DR. VITOR DE MATTOS ALVES, ADVOGADO, Secretário Geral da OAB BARRA, Presidente da Comissão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da OAB BARRA, Membro da 3ª Turma Julgadora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ, Professor da ESA BARRA, Membro do Departamento Jurídico da Brasil Soka Gakai Internacional/Japão, Sócio Diretor da VMAA Advogados Associados. 

OAB BARRA – Por que decidiu ser Advogado?
V.M.A. – Por uma questão de vocação própria. Sempre gostei de exercer a advocacia, ajudar as pessoas, superar impasses, solucionar os conflitos, criar teses iniciais e desenvolver estratégias, ter independência profissional, pessoal e financeira. Os desafios da advocacia nos fazem crescer e saber mover as gestões mesmo em meio as dificuldades é, na prática, o motor que impulsiona o nosso desenvolvimento. Mesmo ao sair dos bancos da faculdade e sofrer o verdadeiro assédio moral em massa que os cursinhos preparatórios para concursos nos impõe, persisti, quebrei este padrão mental pré-estabelecido que tentam nos incutir, e assim segui minha carreira. A vida do Advogado, ao contrário do Servidor Público, não nos promete segurança, apenas oportunidades, temos que ter uma visão além do alcance para agarrá-las e assim extrair o máximo de nossa sabedoria e inteligência para sermos bem sucedidos em nossa profissão. Ademais, a vitória na batalha da advocacia depende de nós mesmos, e define-se a partir de uma forte decisão. A causa da derrota não se encontra no obstáculo ou no rigor das circunstâncias, mas sim no retrocesso da determinação e na desistência da própria pessoa. Ciente de que cada um de nós possui um sublime poder e uma grandiosa missão, de que meu progresso pode transformar minha profissão, minha família e nossa comunidade, procuro elevar minha mente e continuar evoluindo, pois não há limites na advocacia. 

OAB BARRA – Quais seriam as principais dificuldades da advocacia na região e quais mudanças deveriam ser implementadas?
V.M.A. – Hoje, a maior problemática seria enfrentar uma greve dos Serventuários que parece não acenar com um breve final, onde todos sofremos com a paralisação parcial de alguns funcionários nos cartórios, no Proger da Capital, dentre outras anormalidades.
Com a proximidade do recesso forense, o quadro se agrava para Advogados e Partes, sinceramente espero que este impasse possa ser solucionado da melhor forma, torço para um deslinde favorável aos Servidores que fazem jus ao seu reajuste. Outrossim, devemos conquistar o respeito definitivo de alguns Magistrados, que insistem em violar as prerrogativas dos Advogados, com respeito a maioria de bons Juízes; a dificuldade de se militar num Juizado Especial Cível humanamente impossível de ser organizado e gerido com uma gama de aproximadamente 24 mil processos. Fora isso, acredito que deveriam ser implementadas as seguintes mudanças no cotidiano dos Advogados: a implementação do expediente forense para o horário comercial, com início às 9 horas como todo e qualquer serviço; a consciência de que o trabalho do Judiciário é essencial, todavia lento e defasado, e por tal motivo não há motivos para se comemorar e conseqüentemente “emendar” feriados e/ou parar nos pontos facultativos, o que somente assoberba o acumulo cartorário; da mesma forma, um maior discernimento dos funcionários de que a banca única não se trata de “única banca”, e devem haver funcionários “stand by” para auxiliar aquele que atua isoladamente no balcão quando as filas se avolumam; a padronização efetiva dos serviços cartorários; a remuneração dos Serventuários por piso salarial básico acrescido de bônus por produção, fator que os motivaria e aumentaria a produtividade; a maior celeridade na juntada, processamento e conclusão das petições, bem como seu ágil retorno do Gabinete e publicações, o que desoneraria os advogados, que por vezes têm de ir ao Fórum para cobrar um trabalho que deveria ser por si só bem executado; a fiscalização por órgão terceirizado do quórum de funcionários nos cartórios antes das 13 horas. 

OAB BARRA – Existem pontos positivos a serem destacados no fórum da Barra?
V.M.A. – Justiça seja feita, também temos o que elogiar, pois o PROGER do Fórum da Barra considero ótimo; a Central dos Oficiais de Justiça e o NADAC idem; são visíveis os esforços e a garra dos Funcionários do XXIV JEC, bem como, de seus Juízes Titular e Auxiliar, apesar das diversas reclamações apontadas e do cárcere cartorário em que se encontram; o IX JECrim é certificado com o selo ISO e conta com Magistrado experiente; os cartórios da 2ª Vara de Família e o da 4ª Vara Cível são um modelo de serviço bem prestado aos Advogados, com a condução humana e atenciosa de seus Escreventes; o Juiz Diretor do Fórum, é atuante, e conjuntamente com os Magistrados da 2ª Vara de Família, 2ª, 3ª, 4ª e 6ª Varas Cíveis, e ainda a impressionante capacidade de trabalho do Juiz Substituto que os auxilia, Dr. Antônio Aurélio Abi-Ramia, fazem a diferença no Foro da Barra; a sala dos Advogados presta bons serviços aos colegas; o sistema bancário funciona com perfeição; o Restaurante é bom; sem esquecer do Livreiro que é atualizado, enfim, posso atestar o que afirmo, pois meu dia a dia é forense. 

OAB BARRA – E quais os desafios do Secretário Geral na maior Subseção do Município do Rio de Janeiro?
V.M.A – Diversos, mas com certeza, o principal é honrar o compromisso assumido com a classe dos Advogados, temos uma preocupação constante em proporcionar melhorias nos serviços prestados aos colegas, buscando melhorar sua qualidade de vida e defender suas prerrogativas. Como por exemplo: conseguimos cobrir a passarela de acesso ao Fórum, proporcionando maior conforto e segurança a todos que dela se utilizam; instalamos novos e modernos computadores na sala dos advogados do 3° andar do Fórum, de modo a minimizar as filas de espera na sala de atendimento do 2° andar; proporcionamos acesso gratuito a internet sem fio aos colegas no Fórum da Barra; editamos mensalmente a Revista OAB BARRA, enviada gratuitamente, através de mala direta a todos os Advogados da região, a qual foi considerada o melhor veículo de comunicação das 59 Subseções da OAB/RJ; ministramos palestras mensais gratuitas no Fórum; fortalecemos a ESA BARRA. Ademais, no uso de minhas atribuições legais e regimentais, coordeno a equipe de funcionários da 57ª Subseção, aos quais registro meus elogios por seus esforços e superações diárias; por tratar-se de cargo de confiança por nomeação do Presidente Luciano Bandeira, a quem registro minha eterna gratidão por sua confiança e incentivos essenciais as nossas contínuas vitórias, auxilio-o em suas decisões e nas demais questões afetas à Subseção; recepcionamos os novos Advogados e Estagiários na Subseção, entregando-lhes suas carteiras, juntamente com o Estatuto da OAB, Código de Ética e Disciplina e agora também fornecemos-lhes um inédito cd-room com 1.017 modelos de petições iniciais, lançamento da Comissão dos Advogados em início de carreira; dentre outras atribuições coordeno as reuniões mensais do Conselho da Subseção; assessoro as diversas Comissões criadas; mantenho um canal de comunicação permanente com o Juiz Diretor do Fórum da Barra, etc.

OAB BARRA – Quais os projetos em andamento atualmente na OAB BARRA?
V.M.A – Os otimistas vêem o caminho à frente, e o bom Advogado é um otimista incorrigível. Por isso, nosso foco é: como podemos melhorar a vida do Advogado. Dentre nossas metas atuais, requeremos ao Juiz Diretor do Fórum, Dr. Carlos Flores, um estudo junto ao TJRJ para que através de cessões recíprocas, possamos unificar o espaço da central de cópias no 3° andar à sala dos Advogados naquele pavimento e vice versa no 2° andar, com isso criaríamos uma sala única dos Advogados, mais ampla e confortável no piso superior, em contra partida cederíamos a sala do piso inferior ao serviço de cópias que também seria beneficiado. Nesta semana o Juiz Diretor, nos informou sobre o deferimento do estudo de viabilidade deste projeto, agora aguardamos seu resultado; em paralelo temos outra grande novidade para os Advogados, ainda no mês de novembro, estaremos disponibilizando na sala dos Advogados no 3° andar um serviço de digitalização de processos, através de uma empresa terceirizada, a qual irá oferecer aos Advogados a digitalização, mediante pedidos on line, de peças e/ou processos a preços acessíveis que em muitas vezes não representam o custo do deslocamento e fotocópias; estamos viabilizando junto a Seccional, através de nossa Procuradoria da OAB BARRA, a propositura de uma Ação Civil Pública em face do TJRJ e do Banco do Brasil, a fim de que ambos corrijam os Mandados de Pagamento com os juros legais de 1% ao mês, o que de fato não ocorre atualmente, conforme noticiei em primeira mão na Revista OAB BARRA, após instaurar processo Administrativo para instruir a ACP; estamos ainda tentando viabilizar junto ao TJRJ a volta do estacionamento em frente ao Fórum, pois sua ausência nos faz perder um precioso tempo com deslocamento; a criação de mais um Juizado Especial Cível no Foro da Barra, de modo a desafogar o atual, ponto que estaremos atacando a partir deste mês com a implementação efetiva da Comissão dos Juizados, a qual tenho o desafio em presidir; o fortalecimento da atuação do Conselho de Ética e disciplina da OAB BARRA, a fim de restabelecer a política correcional em face do mau Advogado; estamos trabalhando para o retorno do protocolo expresso “drive trhu”, de forma que o Serventuário que ali labore não fique em sub-condições de trabalho, dentre outros projetos em andamento. 

OAB BARRA – O que a OAB BARRA espera dos Advogados da região?
V.M.A – Atualmente somos a maior Subseção do Município do Rio, com apenas 02 anos de existência, no Estado, apenas Niterói vem a nossa frente por motivo de antiguidade, com o crescimento da cidade em nossa direção, tenho convicção de que em breve seremos a maior Subseção Estadual. Por conta disso, através de nossos serviços, assistência as prerrogativas dos Advogados, cursos de atualização da ESA e da atuação firme e valiosa de nosso Conselho de Ética e Disciplina, confio e espero que estejamos fortalecendo os Advogados da Barra, criando novos valores humanos e lapidando os já existentes. A OAB BARRA espera que os Advogados de nossa região sejam um modelo de conduta profissional e moral, tecnicamente preparados e eticamente assentados, motivo de orgulho para nossa classe, para seus familiares e toda a sociedade, que sejam mais inteligentes que a média e inspirem os que estiverem a sua volta. Ainda assim, caso pretendam um dia seguir a carreira pública, é importante ser iniciado de uma forma correta na advocacia, pois para ser um bom Juiz, Promotor, Defensor, etc., existe uma conditio sine qua non, ter exercido a advocacia, somente desta forma será possível prover com precisão as questões das partes e respeitar verdadeiramente o mister dos Advogados. Espero que todos se esforcem ao máximo para corresponder nosso desejo e que ao final comprovem um recorde de vitórias em suas vidas profissionais e pessoais. Por fim, deixo meus sinceros votos de sucesso e boa sorte aos Advogados da Barra da Tijuca e me coloco à disposição para auxiliá-los nas questões institucionais pertinentes, através do e-mail: secretario.barra@oabrj.org.br.